Orgulho e Preconceito de Jane Austen


  Como prometido, nesse post vou falar sobre meu novo livro favorito, o Pride and Prejudice, em português Orgulho e Preconceito, escrito por Jane Austen, uma importante romancista, falarei mais dela em um próximo post.

  O livro conta a história de cinco irmãs, cujo o sonho é casar. Logo no início do filme é possível notar que é esse o tema, o livro conta um pouco sobre a trajetória de casa irmã, mas a história principal é de Elisabeth e o orgulhoso Sr. Darcy.

  Na verdade, Lizzie também é orgulhosa, logo após conhecer sr. Darcy ela escuta-o dizendo ao sr. Bingley que ela não era de seu interesse, magoada com isso ela acaba por só enxergar o pior dele, mas com o passar da história descobre que sua visão sobre ele estava errada.

  O mesmo acontece com o Sr. Darcy, aprendera desde criança sobre a importância de estar na alta sociedade e ter seus pré conceitos formados, torna-se um homem arrogante e que acha que conhece todas as ações das pessoas, fazendo com que tome atitudes errôneas, mas que acaba por concerta-las por amor a Lizzy, essa por sua vez é pega de surpresa pois esperava que sr. Darcy nunca fosse capaz de ter sentimentos e atitudes dignas de louvor.

  Nos é apresentado uma história com um cenário maravilhoso e de contos de fadas, com pessoas humanas, ou seja que tem defeitos e conflitos, mas que mesmo assim é uma história apaixonante.

  O livro foi publicado em 1813, ou seja, tem uma linguagem bem diferente do dia de hoje, mas admito que é maravilhoso imaginar aquele "mundo antigo" e seus costumes, e dá até uma dor no coração por desejar ter vivido naquele tempo, onde os homens eram galanteadores, havia muita cortesia, bem, tudo muito diferente do que é hoje em dia, nos faz pensar em nossos valores e como as coisas mudaram, claro que naquele tempo nem tudo era perfeito, como o preconceito vivido entre as classes sociais, o preconceito com as mulheres, disputas por heranças e casamentos como acordos por dinheiro.

  É interessante ver como naquela época a mulher era vista, e como ela via a sua perspectiva de vida, que resumidamente era o casamento, a mulher só preocupava com as coisas de casa, passeios, visitar amigos de outras cidades por algumas semanas, cuidar da casa e só, e também o preconceito quanto as mulheres, por elas sempre terem de ser educadas, saber dançar, cantar e tocar piano, a preocupação de uma família mais pobre em casar suas filhas e ter condições de pagar o dote delas, o fato das mulheres não poderem receber a herança, drama que é vivido pela família Bennet que quando o pai das meninas morrer terá sua herança passada ao único homem da família, o esquisito primo Collins.

  Há a adaptação do livro para os cinemas, que segue fielmente o livro na maior parte do tempo, sendo o pedido de casamento em lugar diferente do que a história escrita por Jane, e alguns momentos que aconteceram depois que o sr. Bennet da a permissão para o casamento.

  O filme conta com um elenco de peso (referindo-me a versão de 2005), como a linda  Keira Knightley (Elisabeth Bennet), o maravilhoso, lindo,cheiroso Matthew Macfadyen (sr. Darcy), Rosamund Pike (Jane), o lindo e engraçado Simon Woods (sr. Bingley), Donald Sutherland (sr. Bennet) que para quem não sabe tem filmado os filmes do Jogos Vorazes, entre outros atores.

  Confira abaixo algumas fotos do filme.

As irmãs Bennet
Elizabeth conversando com Jane sobre o Sr. Darcy


As meninas vendo pela primeira vez os novos visitantes da cidade

O adorável sr. Bingley

Sr. Darcy e Lizzy no baile

Sr. Darcy mesmo emburrado é lindo

A cena mais linda do filme na minha opinião

  Essa é a versão do filme de 2005, mas existem muuuuitas outras versões famosas, a que está disponível no Netflix é essa das fotos, mas na internet é possível encontrar as outras versões antigas. 

  Além do filme também há a série Lost in Austen, mas essa falarei em um post separado pois ela também conquistou uma parte do meu coração, pois a personagem principal Amanda Price vive o sonho de todas as fãs de Jane Austen, ficar presa no mundo de Orgulho e Preconceito. 

  Comprei o livro, edição de luxo bilingue e com a capa do filme pelo site da Submarino por apenas R$13,00, sendo que o mesmo livro na loja física da Saraiva estava R$39,90. No Submarino ainda tem um box a venda com um preço bem bacana com 4 livros da Jane Austen. Vale a pena, é uma leitura muito diferente dos livros da moda e você não irá se arrepender. 

  Já aviso a vocês leitoras que verão muitos outros post falando sobre a Jane Austen, então preparem-se! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus te faz um jardim regado!

Não flerte com o pecado! A desobediência leva a caminhos tortuosos

Estão roubando o seu tempo com Deus