Como superar o fim de um relacionamento?

  Ah, o amor! Que sentimento gostoso, não é mesmo?

  Como é gostoso se relacionar com alguém, conhecer, viver momentos únicos ao lado de quem gosta, porém nem tudo são flores, as vezes coisas boas acabam, e nesse momento precisamos ser firmes e continuar em frente.

  Pela primeira vez na história do Cortando as Tranças, trago hoje a minha reflexão sobre como agir após um término de relacionamento, pois percebi que esse é um assunto muito pesquisado na  internet e que acontecerá na vida de todos nós, uma hora ou outra.

  Acredito que você que está lendo esse texto tenha acabado de passar por um rompimento, sei que dói muito, você se sente confuso e parece até que nunca mais será tão feliz de novo. Mas calma, respire. Estou aqui para te dizer que esse não é o seu fim, e para tornar esse texto mais dinâmico dividirei-o em tópicos.


Chore:

  Isso mesmo, chore. 

"Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados;" Mateus 5:4

  Coloque para fora tudo o que está te estrangulando por dentro, chore até sentir que colocou tudo para fora e não tiver mais lágrimas, pois um dos grandes erros nesse processo de recuperação é não viver o luto. 

  Você saiu de um relacionamento e isso é como uma morte em sua vida, algo que acabou e provavelmente não voltará mais, dói muito, e não adianta sair por ai em todas as baladas de sua cidade, e pegar todos os caras que surgirem na sua frente, o primeiro passo para superar, apesar de parecer contraditório é viver o luto.

  Especialistas dizem que quem não vive o luto irá vive-lo uma hora ou outra, por isso quanto antes você aceitar encarar essa fase melhor será para sua recuperação.

  Quando essa fase passar você se sentirá mais forte, e leve. Mas esteja atenta para não se afundar numa tristeza sem fim, sofra, chore e lamente, porém como tudo na vida, precisa de equilíbrio, com inicio, meio e fim.


Renove a sua mente e seu coração:

  Passado o luto é hora de começar a cuidar de você mesma, sua vida não será mais como antes, por isso é preciso aceitar que mudanças virão e preparar-se para elas. 

  Expulse de sua mente pensamentos negativos, tire do seu coração a tristeza que insiste em ficar. A saudade de quem se foi vai bater na sua porta, mas ela também irá embora.

  Use todas essas mudanças e novas possibilidades que surgiram em sua vida para se reconstruir e melhorar a si mesma. Repito: esse não é o seu fim, é o começo de uma nova fase. Sei que isso é um clichê e tanto, mas é a mais pura verdade, pois agora você tem centenas de portas abertas na sua vida que pode escolher, sem ter que depender de ninguém a não ser você mesma.

"E não sede conformados com esse mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

  Deus deseja que nosso entendimento seja renovado, não fique conformada e lamentando pelo o que passou. 

  Essa é uma fase cansativa, pois sair da zona de conforto e começar uma nova vida dá trabalho e exige coragem, e é exatamente por isso que também é uma fase deliciosa, pois podemos conhecer coisas novas, nos superar e ser ainda mais feliz do que fomos no passado. 

  Porém, ressalto que toda essa mudança só depende de você. Não fique parada! Ocupe a sua mente, faça coisas que gosta de fazer, aprenda, cuide de si. 


  Você tem valor!

  Se ame! 

  Como todos os passos que escrevo aqui, é fundamental que siga-o. 

  Amar a si mesma é muito importante para conseguir ser feliz de verdade, mas que muitas pessoas não o fazem.

  É comum após o fim de um relacionamento as pessoas emendarem com outro, e sem tratar de suas questões pessoais vão trocando de relacionamentos frustrados com assuntos inacabados, magoando cada vez mais a si próprio e outras pessoas.
 
  Saiba que você não precisa estar com alguém para ser alguém, ou feliz; tens de amar-se e encontrar a felicidade em si mesma, não depositar em outras pessoas, como tão pouco ficar com alguém para mostrar para os outros que é desejada e está feliz.

  Muitas pessoas sofrem com baixa auto estima e rejeição, seja por questões familiares ou fruto de um relacionamento abusivo, e é preciso resolver essas questões antes de se envolver com alguém de novo.

  Não importa o que os outros dizem de você, para Deus você tem valor, pois Ele enviou o seu único filho para morrer por você, por isso não deixe que te desmereçam. 

"Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis." Provérbios 31:10

  Seja gentil consigo mesma, não se cobre tanto, porém busque melhorar sempre. 


Dê um tempo para si

  Sabe quando você está tendo um dia muito corrido e estressante no trabalho, se sente prestes a estourar de nervoso, até que para tudo por alguns minutos e vai tomar um café para acalmar as emoções? Pois é, faça isso também com a sua vida. 

  Como já dito no tópico acima, não entre de cabeça em um relacionamento logo em seguida. Aproveite essa fase para avaliar seus erros e acertos, sarar suas feridas. 

  Já diriam as rainhas da sofrência, Simone e Simaria : "Cadê você, que ninguém viu, desapareceu, do nada sumiu. Tá por aí tentando esquecer, um cara safado que te fez sofrer..."

  Cuide mais de você mesma, invista tempo e dinheiro fazendo coisas que gosta e te deixam feliz. Com o tempo irá perceber que para ser feliz você só necessita de uma pessoa: você.

"Bem aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;" Provérbios 3:13

  Vale lembrar que durante essa fase muitas pessoas vão surgir questionando sobre o que aconteceu, e até mesmo inventando fofocas sobre você, essas coisas irritam sim, nos fazem querer gritar para todos que o que andam dizendo sobre o que aconteceu é uma mentira, porém não se aflija, os seus amigos de verdade, e quem gosta mesmo de ti irão conhecer a verdade, pois estes te acompanham de perto pois se importam com você. 

  Aliás, você só irá sumir da vida daqueles que nem eram próximos a você de verdade, com o tempo irá perceber quem só quer saber da sua vida e quem realmente quer estar ao seu lado. 

  Não tente mostrar para os outros o quanto você está feliz com a sua nova vida, aliás, é uma boa escolha se ausentar das redes sociais por algum tempo para focar só em você sem se preocupar com opinião de terceiros, acredite, é libertador. Quanto menos souberem de sua vida, melhor.


Cuide de sua aparência

  O principal é cuidar do seu interior, pois a verdadeira transformação começa de dentro, porém cuidar do lado de fora também é importante e não deve ser ignorado.

  Sabe aquele corte de cabelo que sempre quis fazer mas tinha medo de o boy não gostar? Faça! E aquela roupa diferente que sempre gostou mas nunca se arriscou a usar? Use!

  Experimente novos estilos, se arrume mesmo quando não estiver a fim, com o tempo te ajudará a superar. Não se entregue a tristeza.

 

Conheça pessoas e lugares diferentes

  Um dos sentimentos que temos após um fim de relacionamento é que não conseguiremos ser feliz como antes, nem conhecer alguém tão bom para si como o outro (mesmo que a pessoa seja um traste), o que nos faz ficar desanimados para conhecer coisas novas, pois nada parecer ter potencial para se tornar melhor do que foi o nosso passado.

  Viaje, vá a lugares diferentes, converse com pessoas novas, aos poucos irá acabar com a sua antiga rotina e construirá uma nova, verá que não valeu a pena sofrer tanto por seu passado, que há muita coisa para conhecer desse mundão e que sua vida está muito melhor do que podia imaginar.


Liberte-se!

  Depois dessas coisas você finalmente se sentirá livre, para ser quem é, e viver uma nova vida!

  Sim, no inicio é muito difícil, mas essa dor passa, e quanto antes você decidir se ajudar e seguir em frente melhor será. 

  Não desista de você! 

  Use essa situação para se desenvolver, não fique estagnada nem torne-se uma pessoa amargurada. Como já disse, sua felicidade depende de você, cuide-se, aprenda, divirta-se e no momento certo aparecerá uma pessoa que te fará entender porque não deu certo com ninguém antes. 

  Não se afobe, nem pare no tempo, equilíbrio é fundamental. 

  Viva, seja feliz!



Comentários

  1. Quando nos relacionamos com alguém é muito comum nos acostumar a fazer tudo com a pessoa.Os passeios,os planos,a gente cede para agradar ao outro e se não tomarmos cuidado,acabamos perdendo a nossa identidade,e isso não é bom,se o relacionamento acaba,é mais mais complicado encontrar o nosso chão,e nos encontrar tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certíssima Renata! Melhorar sempre, abandonar quem nós somos jamais!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Deus te faz um jardim regado!

Não flerte com o pecado! A desobediência leva a caminhos tortuosos

Estão roubando o seu tempo com Deus