Dica de viagem: Paraty - Parte 1

  Olá, queridos!

  Nesse post contarei a vocês um pouco da minha experiência em Paraty.

  Para quem é novo no blog eu compartilho aqui algumas experiências vividas em minhas viagens, você pode conferir algumas delas clicando nos links : Arraial do Cabo , Ilha Bela , Cruzeiro e Campos do Jordão.

  Nesse mês tive a oportunidade de conhecer Paraty, no Rio de Janeiro, uma cidade muito bonita e cheia de história, contarei sobre essa experiência em três posts para este não ficar muito extenso, um falando sobre a cidade, outro dedicado apenas sobre as praias que visitei e um último a respeito da pousada maravilhosa que me hospedei.


  Paraty é considerada um patrimônio histórico nacional, passear pelo centro histórico te faz sentir estar em uma outra época, as construções antigas continuam muito bem conservadas, porém andar por essas ruas de pedras é um grande desafio.

  A cidade foi fundada em 1667 em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, que está localizada logo após a ponte, bem na entrada do centro histórico. No século XVIII destacou-se pelo transporte de pedras preciosas extraídas de Minas Gerais e levadas até Portugal, porém descobriu-se um novo caminho direto do Rio de Janeiro, o que levou a cidade a um grande isolamento Econômico.

  A cidade tonou-se polo turístico nacional após a abertura da estrada Paraty-Cunha e Rodovia Rio-Santos, impressionando a todos pela boa conservação das construções.

Tirei essa foto em cima da ponte que liga o centro histórico ao resto da cidade.Detalhe para os restaurantes super charmosos a beira do canal. 
Essa foto também foi tirada em cima da ponte.
  Um ponto muito curioso é a influência da Maçonaria na cidade, logo na entrada de Paraty há um grande monumento com o símbolo que representa a Maçonaria. Porém também é possível observar essa influência nas construções do centro, com imagens geométricas no alto das casas, elas também foram influenciadas pela invasão da maré e cultura do café, sendo regulamentadas por lei, e quem não seguisse as regulamentações de construção poderia pagar multa ou até mesmo ser preso.


  A entrada no centro é fechada por uma corrente, para impedir a passagem de carros no local, o que ajuda a preservar o encanto e as pedras "pés-de-moleque". E por falar nelas, preciso ressaltar que é muito difícil andar por elas, enquanto caminhava me peguei pensando em como pessoas com dificuldades motoras e problemas de mobilidades podem visitar o local.

  Enquanto andávamos pelas ruas, eu e minhas amigas tivemos a infelicidade de perceber que as ruas próximas da praia estavam cheias de caranguejos escondidos em buracos entre as pedras "pés-de-moleque". Quando vimos a grande comunidade de moradores nesse local nós sentimos uma imensa vontade de "criar asas" e sair voando daquele local para não pisar em nenhum dos bichinhos, hahahaha.





  Infelizmente não tirei fotos a noite, pois estava apenas com a câmera do celular e a qualidade das fotos noturnas não eram as melhores. Todas essas casas das fotos a noite abrem como restaurantes, lojas de presentes e artesanato.

  Por falar em restaurantes, eles são incríveis e muito charmosos. No site da cidade é possível encontrar a descrição e fotos de alguns deles, para mais informações clique aqui. A noite em Paraty realmente é muito agradável, as casas ficam iluminadas, as ruas ficam cheias de turistas, mesas de bar, artistas de rua tocando música ou apresentando seus poemas.




  Enquanto curtíamos a noite sentamos numa mesa na rua e alguns artistas vieram nos apresentar seus trabalhos e vende-los, assim que a primeira pessoa se apresentou como artista plástica, confesso que  pensei "ai, agora ela vai ficar aqui tentando nos vender até amanhã", e fui surpreendia. Claro que os artistas tentam vender a sua arte, mas fazem isso de modo legal e respeitoso, não como os ambulantes da 25 de março dos quais estou acostumada. Todos que vi se apresentavam, contavam de qual cidade eram, falavam um pouco do seu trabalho e os mostravam, e eram coisas realmente muito bacanas e diferentes, como poemas e instrumentos musicais que eu jamais havia visto.

  No site da cidade você encontra a apresentação de indicação de alguns ateliers, para conferir clique aqui.




   Queridos, nas fotos parece que a cidade estava vazia, mas é apenas uma ilusão, risos. Eu tive que esperar algum tempo para conseguir tirar essas fotos sem uma dezena de pessoas junto.


     Além da influência maçônica na arquitetura, podemos observar também a influência católica, vinda de Portugal. O centro histórico de Paraty conta com quatro igrejas, cada uma sendo destinada a uma camada da população.

  A foto acima é da Igreja Nossa Senhora das Dores, também conhecida como capelinha, localizada na Rua Fresca, foi construída em 1800 por mulheres aristocratas de Paraty e conta com um cemitério no pátio interno. Para saber mais sobre sua história e características clique aqui.

 Claro que há muito mais sobre a cidade, porém essas foram as minhas impressões sobre o local. De modo geral essa é uma cidade que vale a pena conhecer e que nos surpreende por sua história, beleza e conservação. Pretendo voltar mais vezes.







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Deus te faz um jardim regado!

Não flerte com o pecado! A desobediência leva a caminhos tortuosos

Estão roubando o seu tempo com Deus