Não tenho mais esperança


  Quantas vezes sentimos que estamos em um beco sem saída? Lutamos, perseveramos mas nada parece mudar.

   É fácil permanecer firme nos caminhos do Senhor quando tudo vai bem, mas e quando o seu deserto demora para chegar ao fim?

  Noemi fora abençoada por Deus, porém após a morte do marido e seus filhos começou a pensar que Deus já não estava mais tão próximo dela.

  "Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos.
Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos,
morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e o seu marido.
Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra.
Assim ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá,
Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo.
O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido". Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto
e lhe disseram: "Não! Voltaremos com você para junto de seu povo! "
Disse, porém, Noemi: "Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?
Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos,
iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim! "
Rute 1:3-13

 Podemos ver que Noemi já não tinha mais esperança, achava que Deus se voltou contra ela, e que ter outro marido e filhos seria algo quase impossível, porém nota-se que apesar de desesperançosa ao seu respeito,ela ainda cria que Deus poderia abençoar as noras, ainda havia uma pontinha de esperança dentro dela.

  Rute e Noemi partem para Belém, e quando questionada, Noemi, que tem como significado "agradável", estava tão desesperançosa que pediu para chamarem-a de Mara, que por sua vez significa "amarga".

Prosseguiram, pois, as duas até Belém. Ali chegando, todo o povoado ficou alvoroçado por causa delas. "Será que é Noemi? ", perguntavam as mulheres.
Mas ela respondeu: "Não me chamem Noemi, chamem-me Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga!
Rute 1:19,20

 Ela cria que estava marcada para passar o resto da vida sozinha, porém no final do livro de Rute, vemos que o Senhor mudou a situação.

Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho.
As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!
O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! "
Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele.
As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho! " e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.
Rute 4:13-17

  Noemi já não estava mais sozinha, apesar de ter perdido tudo, ela teve uma família novamente. O que parecia impossível para ela, tornou-se real.

  A caminhada cristã não é fácil, e as vezes ficamos como Noemi, amargas, sem esperança. Porém algo que aprendi nesses nove anos de caminhada é que não podemos parar de perseverar. Se acha que a vida está difícil permanecendo nos caminhos do Senhor, fora dele a vida é muito pior. Através de Jesus encontramos descanso, a verdadeira paz, e uma nova vida.

5 Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.
6 Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.
Salmos 126:5-6

  Esse foi um ano de muita luta para mim, perdi as contas de quantas vezes eu ajoelhei e chorei por horas, sem ao menos conseguir dizer uma palavra, esperava que Deus visse meu coração e pudesse vir me socorrer, e esses dois versículos me ajudaram muito! Me agarrei a essa promessa e hoje, passados exatos doze meses, posso ver os frutos.

  Por mais difícil que esteja a sua situação, por maior que seja a sua solidão não desista, não pare de semear, pois no tempo certo dará fruto. Se tiver de chorar, chore, mas continue seguindo em frente. Ele não te desamparará.

  As vezes acontecem situações que não compreendemos, mas para tudo tem um propósito (Eclesiastes 3:1), permaneça firme, pois ele é fiel!

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus te faz um jardim regado!

Não flerte com o pecado! A desobediência leva a caminhos tortuosos

Estão roubando o seu tempo com Deus